domingo, 24 de março de 2013

Os Papas não europeus



Apesar de a mídia por vezes escrever que Francisco é, historicamente o primeiro papa não europeu, não há como essa informção estar mais errada. Na verdade, Francisco é o primeiro papa das Américas, mas já houveram antes dele, papas anscidos na África e na Ásia.



Aqui, uma lista parcial de papas extra-europeus disponibilizada pelo site E-Farsas, com algumas adições e correções minhas:

  • Papa São Pedro: Betsaida, atual Israel (33 – 64 dC)
  • Papa Santo Evaristo: Belém, moderna Cisjordânia (97 – 105)
  • Papa Santo Aniceto: Emesa (hoje conhecido como Homs), na Síria (155 – 166)
  • Papa São Vítor I: Leptis Magna, moderna Líbia (189 – 199)
  • Papa São Milcíades: Em algum lugar no norte da África (311 – 314)
  • Papa São Gelásio I: Em algum lugar da África (492-496)
  • Papa Teodoro I: Jerusalém, dos dias de hoje Israel e Cisjordânia (642-649)
  • Papa João V: Antioquia, Síria, mas, hoje parte da Turquia (685-686)
  • Papa Sisínio: Síria (708)
  • Papa Constantino: Síria (708-715)
  • Papa São Gregório III: Síria (731-741)
  • Papa Francisco: Argentina (2013-)

Lembrando que, desde que surgiu a Igreja Cristã, que após a Contrarreforma, ela se torna Católica, que signifuca "Universal" teve em sua maioria, mais de 200 papas italianos, sendo o último João Paulo I. Alguns desses papas:

Santo Evaristo

Filho de judeus-cristãos (lembrando que nessa época, a Igreja Cristã era uma seita judaica) e nascido em Belém (Cisjordânia), emigra para Antióqua (Turquia) quando jovem. Não há informações claras soobre o seu martírio.

Santo Ancieto

Nascido eonde hoje se situa Homs (na Síria) foi o primeiro papa a declarar oficialmente uma doutrina como heresia, o Montanismo, que proibia o segundo casamento, o casamento virgem e negavam a absolvição aos pecados graves e o jejum durante duas semanas anuais. Ele também encontrou o Gnoticismo, que pregava o racionalismo cristão e o combateu em conjunto com São Justino e o bispo Policarpo. Ele também proibiu os padres de deixarem crescer o cabelo, para evitar a vaidade. Na época também houve a controvérsia de Páscoa, que discutia o período correto para a Páscoa.

São Vítor I

Nasce na atual Líbia, que na época era uma província romana e o primeiro papa nascido an África. A Catedral Católica de Tunís tem o seu rosto em forma de mosaico. Ele estabeleceu qeu qualquer forma de água (como rio ou o mar) poderia ser utilizada para o batismo. Decretou que o Domingo seria o dia sagrado (antes era o Sábado). Isso somente se tornaria oficial no I Concílio de Niceia (no século IV). Ele torna o latim a língua oficial da igreja no lugar do grego

São Gregório III

Também nascido na Síria e último papa não europeu antes do atual Papa Francisco. Pediu ajuda aos francos para combater o império bizantino e os lombardos, mas não a conseguiu. Renomeu as esmolas de óbolos de São pedro, o que até hoje é considerada uma das fontes primais de renda do Vaticano. Convocou um sínodo (reunião eclesiástica) contra a heresia iconoclastia (que considerava as imagens sacras como ídolos) que condenou. Também condenou o consumo de carne de cavalo, que estava associado com rituai pagãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sente-se e converse!