segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Revolta Camponesa de 1381

Aconteceu a Inglaterra nesse ano, durante a Guerra dos 100 Anos (entre Inglaterra e a França) durante a Baixa Idade Média. Ela não foi nem a primeira, nem a última revolta dos camponeses, mas foi uma das mais famosas. Ela também é conhecida como Rebelião de Tyler, devido a um de seus líderes: um clérigo que os incentivava pelos sermões chamado John Ball, Wat (abreviação de Walter) Tyler era o líder dos camponeses e Jack Straw.



A revolta teve início devido a um imposto chamado poll tax, no qual cada pessoa tinha de pagar um xelim por adulto, o que hoje pode equivaler a um centavo. O objetivo da arrecadação era financiar as campanhas militares no continente, principalmente a já citada Guerra dos Cem Anos. Outro motivo foi o impacto da Peste Negra que em 1348 ela migrou para a Inglaterra matando cerca de metade da população. Num período em que a maioria da população residia no campo, resultou em um aumento dos salários camponeses, já que agora passariam a haver poucos trabalhadores, o que resultou em prejuízo dos senhores Feudais. Para tentar reverter o salário ao período pré-Praga foi criada uma lei na qual tornava um crime a pessoa não trabalhar, o que tornava o trabalho obrigatório a todos camponeses. Em 1361, a lei foi ampliada com punições como marcar no corpo das pessoas e prisões.

No período da guerra, Londres possuía muitas guildas e fraternidades onde as pessoas se reuniam, na qual os londrinos estavam descontentes com a expansão legal na cidade, assim como a presença de flamengos (holandeses) na cidade e também a presença de John of Gaunt, que era defensor do reformador religioso John Wycliffe, considerado um herege entre os habitantes da cidade. As comunidades rurais estavam descontentes com o sistema de servidão existente e com os tribunais senhoriais locais. Em 1377 surge o Grande Rumor, o que levou aos trabalhadores rurais a fazerem greve contra os senhores feudais que ditavam as leis locaos e o rei Ricardo II.

Em Junho de 1381, o padre renegado John Ball pregou o seguinte: "When Adam delved and Eve span, who was then the gentleman?" ("Nos tempos de Adão e Eva quem era o nobre senhor?"), isso acabou refletindo na Inglaterra por quase todo o período feudal chegando até a Revolução Industrial. No dia seguinte, os revoltosos caminharam sobre Londres, atacando algumas casas como de Joe de Grant e os hospitalários. Outros tomaram a Torre de Londres e executaram aqueles que buscaram refúgio ali. Alguns dias depois, Wat Tyler é assassinado, o que amplia a revolta, o que resulta a convocação de 4.000 soldados a mais.

Muitas leis foram estabelecidas no processo de supressão como traição e queima de livros e o derrubamento de casas dos rebeldes, sendo que o uso de informantes e denúncias tornou-se comum John de Gaunt começou a procurar os rebeldes responsáveis pela demolição de seu Palácio de Savoya, isso não adiantou muito, já que os reus raramente compareciam ao tribunal. Até 1387 poucos desses casos estava resolvido. Nesse ano, os rebeldes foram cercados: Jack Straw, capturado em Londres e executado, John Ball foi executado, John Wrawe foi julgado em Londres e ao esperar um perdão, foi enforcado e esquartejado, Sir Roger Bacon foi preso antes da batalha final e foi encarcerado na Torre de Londres até ser perdoado e Thomas Ingleby conseguiu fugir.

Aos poucos, o governo britânico conseguiu estabelecer a unidade regimental e a revolta foi tida como "um momento passageiro". Isso resultou em que não houve mais tentativas do Parlamento para impor uma pesquisa de impostos ou para reformar o sistema fiscal da Inglaterra. A Casa dos Comuns concluiu que no final de 1381, o uso de força militar deverá ser reduzido. A servidão declinou após 1381 e os salários rurais voltaram a aumentar. Os senhores começaram a vender a liberdade em troca de dinheiro, o que levou o declínio da servidão até seu desaparecimento ao longo do século XV.

Um comentário:

Sente-se e converse!