quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Popeye em "You're a sap, Mr Jap!" - Animação nos tempos de guerra

Durante a Segunda Guerra Mundial (e não só durante esse período), era comum que a propaganda agisse em favor daquele que foi retratado em razão a outros que estavam do lado oposto e por isso, personagens como Mickey Mouse e os Looney Tunes foram "convocados" para defender os EUA como forma de propaganda interna. Do lado japonês, o mais famoso foi Momotaro, que quando der, eu trago aqui.


You're a Sap, Mr Jap (Em uma tradução literal, "Você é ingênuo, senhor japa"), curta-metragem de 1942, demonstra Popeye navegando dentro da área marítima dos Estados Unidos com seu barco de pesca, quando ele observa um navio (à primeira aparência, de pesca) invadindo o território norte-americano, eis que ele lança a âncora para avistar o barco. Para continuar vendo o episódio, continue embaixo:


Viu? Espero que sim. Impossível não evitar spoilers, ao qual conto mais tarde.

O japonês retrato é extremamente arquetipado: usa óculos fundo de garrafa, possui dentes bem para a frente, usam um tipo de quimono bem típico e sandálias de madeira. Muitas vezes esse estereótipo era usado para chineses, mas durante o período de guerra, foi usado para os japoneses.

Outra coisa a ser citada é a palavra "Jap", usada para designar preconceituosamente os japoneses. É o mesmo que chamar um negro de "nigger" nos Estados Unidos, geralmente prefere-se o termo "black" mesmo. No Brasil, tentou-se adotar "japa", mas geralmente não é considerado degenerativo.

as animações americanas no período de guerra tinham dois alvos em potencial: os japoneses, em primeiro plano, devido ao ataque de Pearl Harbor (ocorrido em Dezembro de 1941) e depois, os nazistas, os quais muitas vezes, aparecia a figura de Hitler (personificado ou não).

O navio que surge embaixo do navio de pesca remete ao Yamato, que era o maior navio de guerra do mundo na sua época (Yamato também é o nome de uma província japonesa e um nome antigo para o Japão) construído em 1937 e que foi derrotado em 1945.

Outra característica importante do filme está no final, onde o sargento japonês resolve cometer suicídio  ao ver sua tripulação quase toda morta, para isso, ele resolve engolir gasolina e um monte de balas e levar o Popeye junto. Apesar do grande exagero, o autor tenta remeter aos kamikazes, que se suicidavam e tinham o objetivo de levar o inimigo junto. O objetivo principal dos kamikazes era que o inimigo tivesse mais baixas que ele e também muitas vezes não tinham escolha, o avião levava um tiro e o melhor jeito de fazer isso: perder sua vida para o país (e para o príncipe) do que ter mais baixas do seu lado. Mas, como mencionei, o retratado é o mais puro exagero dos americanos e que também servia para demonstrar que os japoneses não eram boas pessoas: Mentiam (vide o tratado de paz) e invadiam o seu território (no caso, a sua casa).

A música "You're sap, Mr Jap" que o Popeye canta, composta por Carol Hoff e cantada pelo grupo Murphy Sisters:

2 comentários:

  1. Muito bom o texto. Esses episódios de animação, que fazem propaganda para seus países, são bastante icônicos.

    ResponderExcluir
  2. No caso o Popeye navega em um navio de patrulha, creio eu ser um navio de patrulha costeiro, pois no casco está escrito navy patrol.

    ResponderExcluir

Sente-se e converse!