sexta-feira, 18 de maio de 2012

O seu novo telefone! Novo?

Inicialmente, para fazer uma ligação, era necessário que primeiro você desse corda no telefone para que então se chamasse a telefonista que por fim, ligaria para a pessoa que você quisesse. Quando surgiu a possibilidade de você mesmo fazer a ligação, o governo de algum estado americano resolveu divulgar como funcionaria essa inovação a partir de um jornal do cinema (não, nessa época não havia televisão).






Ainda hoje existem telefonistas trabalhando, mas geralmente servem como funcionárias de empresas e raramente trabalham para empresas telefônicas atualmente, por mais que algumas preservem esse serviço. Mesmo minha vó trabalhou de telefonista, quando ela trabalhava para uma empresa chamada Arapuã, que vendeu móveis até o fim do século XX.


Em 1922 (uns 40 anos do vídeo acima) há um filme humorístico que brinca com a ideia de um telefone portátil. E aí, quem levaria essa caixona para ligar em um hidrante (ué, mas passam fios em um hidrante) par aligar?


PS: Na época, essas duas seriam consideradas sexy.
Fontes: foto telefonistas, Jovem Nerd, tradução do vídeo de Alexandre Ottoni.

Um comentário:

  1. Vou tentar de novo! Novamente postei meu projeto no site movere.me a onde diversos projetos ficam a espera de patrocinadores.
    Meu filme em animação também esta no movere.me com esperança de atingir a meta para ser produzido.

    Obrigado! Valeu! Ram!:)

    http://movere.me/projeto/145-golcal--o-guerreiro-da-paz-the-warrior-of-peace/

    ResponderExcluir

Sente-se e converse!