domingo, 2 de setembro de 2012

Nighthawks (Notívagos, 1942)

Nighthawks é um quadro pintado pelo pintor americano Edward Hopper, adepto do Realismo. 

A pintura mostra um clima noturno, talvez de madrugada e um restaurante onde há um funcionário e três clientes sendo atendidos. Um casal e há também um homem de costas, talvez seja 3h da manhã, não há qualquer comércio aberto exceto claro, o restaurante. A cena passa-se em Nova Iorque e há um anúncio para os cigarros Phillies no teto. O restaurante não é quadrado, é arredondado e não possui nenhuma porta para o lado de fora. Os clientes estão presos lá dentro e é impossível saber como entraram.

Como se pode ver, a única área que possui iluminação é dentro do restaurante e é refletida no chão do lado de fora e também lá trás. Era o início das luzes fluorescentes e o lugar parece premiado com uma das primeiras gerações. Nenhuma pessoa lá está feliz. Segundo o pintor, isso se deve ao fato de que ele começou a pintura após o ataque de Pearl Harbor e isso fez com que o clima de tristeza nos Estados Unidos aumentasse. O casal está tomando café enquanto o solitário espera algo que o garçom prepara algo para ele enquanto conversa com o casal.

Até hoje não se sabe onde se situa o restaurante da foto, além de saber que provavelmente está em Nova Iorque, há muitas possibilidades, mas o mais provável é que isso foi mais uma liberdade do pintor. E se esse restaurante realmente existir, ele passou por um processo de simplificação.

Essa pintura aparece por várias vezes na cultura popular, como n'Os Simpsons por várias vezes e também foi usado como inspiração no filme Blade Runner.

Um comentário:

Sente-se e converse!