domingo, 4 de novembro de 2012

A História das HQs de Super-Heróis

Action Comics #01

O primeiro super-herói a fazer sucesso foi o Superman em 1938 na revista Action Comics #01. Criado por Jerry Siegel (roteiro) e Joe Shuster (arte) em sua primeira edição como herói (antes ele havia aparecido em um fanzine chamado Science Fiction #03 como um vilão careca) e ele pegava ideias de personagens clássicos como Sansão e Hércules e a superforça de ambos e passava a lutar contra a tirania, ele também teria uma identidade secreta, um jornalista "caipira", mas na verdade era um alienígena que havia sido criado na fazenda e adotado por um casal de idosos que não puderam ter filhos. Inicialmente o Superman (ou Super-Homem nas versões em português do Brasil). Inicialmente ele não possuía tantos poderes quanto as versões mais atuais: ele não sabia voar, mas tinha super saltos. Já tinha super força, invulnerabilidade (esse ele perde conforme a história) e também supersentidos (como visão telescópica e super audição). O sucesso comercial do Superman foi tão grande que começaram a surgir outros "supers". Era a Era de Ouro dos quadrinhos.



Era de Ouro (Golden Age)

Captain America Comics (1941) #1
A Era de Ouro dura entre 1938 e vai até o fim dos anos 1950 (importante avisar: os períodos se sobrepõem) e é aqui que nascem heróis como o Batman, Capitão América, Mulher Maravilha e Capitão Marvel, além do supracitado Superman. Os super heróis desse período são conhecidos como "Homens de mistério" (Mistery Man) e haviam muitos exageros na história, com vilões que eram maus porque queriam ser, poderes super-humanos exagerados, os heróis são misteriosos (ou com identidade secreta ou sem revelações sobre seu passado ao público) e muitas vezes as autoridades os veem como criminosos também. 

Nas histórias que passam durante a Segunda Guerra Mundial e era um assunto comum nas histórias: os heróis enfrentavam Adolf Hitler ou contra soldados japoneses extremamente estereotipados. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e os ataques das bombas atômicas de Nagasaki e Hiroshima, o foco passa a ser heróis com poderes adquiridos a partir de energia atômica e os heróis americanos passam a combater a "ameaça vermelha" (no caso, a União Soviética). Surgem animais atômicos (como a Formiga Atômica) Mas as histórias em quadrinhos passam a não fazer o mesmo sucesso de antes.

O "Comics Code"

Selo do Comics Code Authority
Antes de ir para a Era de Prata, um parêntesis. Em 1954, um psiquiatra chamado Dr. Fredrich Wertham publica o livro Seduction of the Innocent ("Sedução dos Inocentes") que acusava os quadrinhos de serem os responsáveis majoritários da delinquência juvenil. É desse livro também que vem a imagem do Batman e do Robin como parceiros gays, além do Superman ser visto como fascista e anti-americano e que a independência da Mulher Maravilha o fazia como lésbica. Mesmo assim, as principais críticas do livro iam para a violência dos quadrinhos de horror, o excesso de sangue, o que levou esse gênero a ser praticamente abandonado por anos. Muitas vezes os assuntos tratados no livro são feitos com ilustrações e piadas tirando o sarro dos heróis. Wetham foi então convocado para depor na Subcomissão do Senado sobre a delinquência juvenil na qual reafirma todos os argumentos do livro como verídicos. O relatório final da subcomissão não culpava os quadrinhos diretamente, mas acaba por recomendar que a indústria reduza seu próprio tom. 

 E é isso que a própria indústria fez, criou o Comics Code Autority, criado pela própria Comics Magazine Association of America ("Associação de quadrinhos da América"), um código que autocensurava excesso dos seus quadrinhos, ele proibia cenas contendo sangue, quadrinhos de horror e violência gratuita. Levou a duas consequências: as editoras que publicavam quadrinhos de horror voltaram aos quadrinhos de heróis e também quadrinhos dos tipos que eram proibidos continuavam a existir de uma forma: pelos meios underground (ou seja, "de forma clandestina"). E aos poucos, a partir dos anos 70 o código passa a ser abrandado (é nesse período que surge a revista Heavy Metal) até ser abandonado nos anos 2000. 

Pode-se ler como era o código de quadrinhos de 1954 nesse blog e seus 18 princípios básicos e sua adoção no Brasil.

Era de Prata (Silver Age)

Flash #153
Aqui, os quadrinhos passam a sofrer influência do Comics Code e isso ajuda a indústria do ponto de vista comercial, já que os quadrinhos começam a aparecer mais na mídia. As histórias passam a ser mais leves, os heróis passam a ser os melhores seres que a humanidade já criou. Os heróis passam a ser somente heróis e os vilões somente vilões. Passam a ter muitas histórias bobas, exageradas. Não havia a necessidade de explicar o porquê ele ataca um tanque de guerra na cabeça do inimigo. Os heróis considerados pioneiros da Era de Prata são o Martian Manhunter e o Flash, ambos da DC. 

Por essa leveza, por muitas vezes é o período preferido dos leitores: era simplesmente ler para relaxar, enquanto torce-se para o herói, sem preocupações. É nesse período no qual surgem os inimigos e aliados mais bizarros: Mister Mxyzpltk, Batkid, Bizarro... Os vilões vão sempre para a cadeia, sem julgamento algum, o importante é que a história seja divertida. Outros elementos que existiam eram os mundos perdidos, viagem para outras dimensões, mundos alienígenas e macacos! SIm, macacos ajudavam a vender revistas e quando eles apareciam na capa, as revistas vendiam mais! O principal representante símio era o Gorila Grodd, da DC. 

 Não há um marco para o fim da Era de Prata, fala-se do fim dela no fim dos anos 60 e início dos anos 70 ocorrendo de forma gradual e lenta. Uma das possibilidades de história transitória é uma de 1973 do Homem Aranha denominada "The Night Gwen Stacy Died" ("A noite em que Gwen Stacy morreu") no qual a namorada do Homem Aranha, Gwen Stacy é assassinada pelo Green Goblin (Duende Verde) sendo jogada da ponte do Brooklyn, mesmo com o Homem Aranha atirando a teia e o que aparenta salvá-la, isso não é o que acontece e ela morre durante a queda.

Era de Bronze (Bronze Age)

Amazing Spider-Man #96 
A Era de Bronze se estende dos anos 70 até mais ou menos 1985 e faz com que os personagens sejam mais humanos com temas mais complexos e maduros. Temas como o uso de drogas, alcoolismo e poluição ambiental passam a ser abordados. Há de se destacar que em 1971 o então editor-chefe da Marvel Comics, Stan Lee -criador do Homem-Aranha, X-Men e Quarteto Fantástico- é abordado pelo United States Department of Health, Education, and Welfare (Departamento Americano de Saúde, Educação e Bem Estar) para fazer uma história abordando o abuso de drogas, concordando, ele faz o arco "Green Goblin Reborn!" (Duende Verde Renasce!) retratando o uso de drogas como algo perigoso e sem glamour algum, isso leva a uma diminuição na pressão do Comics Code e também leva outras editoras a fazerem o mesmo. Também caem proibições sobre vampiros o que leva a crianção do Monstro do Pântano, o Motoqueiro Fantasma e outros supers baseados em lendas. 

 Os heróis desse período são mais humanos, enfrentam problemas como os já citados, há discussão pesada entre heróis e não apenas implicância tal qual havia na Era de Prata. Existem heróis patriotas, mas eles não sentem que são recompensados por isso. Problemas de relacionamento, matrimoniais, segredos obscuros. Também abre-se espaço para questões sociais: são discutidas os direitos femininos, a questão do poder negro, heróis migrantes e histórias passadas em outros países. Sempre aparece-se também a moda dos anos 70: o disco, skate, patins...

Idade Moderna (Modern Age) ou Era Negra dos quadrinhos (Dark Age)

Crise nas Infinitas Terras
A Idade Moderna em sua fase inicial é por vezes chamada de Idade de Ferro (Iron Age) para continuar a progressão de metais, mas com o tempo essa denominação foi abandonada em prol do termo Idade Moderna, mas vou usar mais para facilitar os dois períodos, mas na verdade, ambos se entrelaçam. O início desse período é destacado com a Crisis on Infinite Earths (Crises nas Infinitas Terras) da DC publicadas entre 1985 e 1986 o que resultou no cancelamento de Superman, The Flash e Mulher Maravilha. 

Watchmen
 É o período em que as HQs independentes (que muitas vezes estavam no nível underground) ao mercado comum, tornando-se inclusive sucesso de vendas e enfrentando Marvel e DC frente à frente. Os heróis perdem um pouco da sua importância em razão dos anti-heróis: Wolverine, Elektra, The Punisher (O Justiceiro). Os heróis também passam por dramas psicológicos onde Watchmen é o maior destaque, mas também temos Batman: The Dark Knight Returns (Batman: O Cavaleiro das Trevas). Além da Crise nas Infinitas Terras, muitos mundos de heróis caem e retornam, mesmo Superman morre, em 1995, mas logo depois volta. No período moderno, mais que os antigos, há destaque para os grupos de heróis: X-Men principalmente e secundariamente, A Liga da Justiça. Outro selo que passa a ser mais valorizado é o Image (Spawn, WildC.A.T.s, Gen¹³) que contam histórias mais modernas. 

O período moderno aceita tudo que já foi falado nas outras eras e há alguns detalhes a mais: Ninjas (como a já citada Elektra), influência da cultura japonesa, poderes mais realistas (Kick Ass e Watchmen), as histórias também passam a ter um propósito, seja bom ou mau. Os vilões também: eles têm motivo paa agir, não estão agindo somente por ser maus, tal qual na Era de Prata. 

 Fontes: Wikipédia (EN, PT e ES), Cracked, Mutantes & Malfeitores 2ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sente-se e converse!