quinta-feira, 7 de julho de 2016

As estações de metrô abandonadas em São Paulo



Testes do metrô, 1972
Estava a muito tempo sem atualizar aqui. Vamos lá: Enquanto as estações abandonadas de Londres e Nova Iorque são famosas, mas mesmo São Paulo tem as suas. Apesar deste blog ser dedicado a história, vamos nos concentrar somente no que foi abandonado, geralmente por mudanças de projeto. Peguei as informações (e algumas fotos) de vários sites, então eles figuram ao final do artigo.




Linha 1 e 2 - Estação Paraíso - Ramal Moema 

Na estação Paraíso temos uma linha que vai para lugar nenhum, para um final fechado por tapumes e não tão fácil de visualizar, ainda que alguns blogueiros tiveram a chance de conhecer, publico alguns vídeos abaixo. Esses trilhos também podem ser vistos no túnel da estação. Cinco anos atrás, o membro Marcio Saviano também descobriu duas linhas que pertenciam ao antigo ramal Moema. As fotos também estão abaixo.
Tapumes do ramal Moema - Foto Via Trólebus
Por dentro dos tapumes - Foto usuário Jorge Luís do fórum TGVBR
Túneis abandonados da estação Paraíso - Foto Folha de São Paulo
Linhas não utilizadas na estação Paraíso - Sentido Vergueiro em 2010 - Autor: Marcio Saviano no fórum Skyscraper City
Linhas não utilizadas na estação Paraíso - Sentido Vergueiro em 2010 - Autor: Marcio Saviano no fórum Skyscraper City

Linha 3 - Estação D. Pedro II (Linha Sudeste-Sul)

Sob a estação D. Pedro II e bem mais visível estão os restos de uma estação os quais atualmente e seria uma das primeiras estações da Linha Sudeste-Su, nunca concluída, mas como a estrutura dessa linha mudou muito, a estação acabou abandonada e é usada para somente guardar equipamento, tal qual a do ramal Moema.

Estação D. Pedro II abandonada, usada como depósito - Foto Folha de São Paulo
Leito da estação D. Pedro II que seria usada na linha Sul-Sudeste - Foto de Alexandre Giesbrecht  na Wikipédia



Foto do Jornal do Brás - 2015 indicando que será usado para quem for atravessar entre as plataformas da radial Leste
Visão a partir da estação - Foto UOL Tab (acesse o site para ver mais fotos interessantes).

Linha 3 e 4 - Estação República (Subterrâneo)

Aqui é um exemplo de estação que ficou abandonada por muito tempo, sendo reativada após a sua demolição para a linha 4-amarela, sendo reaproveitada para a construção desta estação, que tinha três plataformas construídas, esse total ficou reduzido para somente duas na atual linha amarela.

Foto do subterrâneo na Folha de São Paulo. Hoje esse trecho é utilizado pelos passageiros

Viaduto Pedroso, 9 de Julho e Dona Paulina

Esse viaduto situado perto da região central de SP tem toda a estrutura definida para uma estação enquanto o metrô em si passaria no meio, o qual há inclusive escadas que ligam nada a lugar nenhum lá. A linha seria toda de superfície, a exceção do Largo 13.

Além deste, outros viadutos possuem estrutura de estação: Nove de Julho e Dona Paulina, situados sobre a Avenida 23 de Maio, aonde passariam linhas de trem ou bondes internamente.

Viaduto Pedroso - note as janelas para onde as pessoas adentrariam na estação. A linha seria paralela a 23 de Maio. Foto: Google Maps
Escadarias do viaduto Pedroso que ligariam-no ao metrô. Foto: Google Maps
Viaduto 9 de Julho. Foto; Google Maps
Viaduto Dona Paulina ao fundo  (na frente o viaduto Dom José Manuel Chaves) - Foto: Google Maps
Aproximação aonde é possível ver parte da estrutura interna - Foto: Google Maps
Um dos prédios laterais ao viaduto com estacionamento - Foto: Google Maps






Fontes

Folha de São Paulo - Metrô vai demolir plataformas "fantasmas"
Folha de São Paulo - Projetos abandonados pelo metrô deixaram estações sob viadutos e túnel inacabado
Fórum SkyscraperCity (Tópico 1) (Tópico 2)
Histórias paulistanas - Como o metrô poderia ter sido
Histórias paulistanas - Linha Sul - Metropolitano
Metrô do Rio- Plataforma fantasma também em São Paulo
UOL Tab - Subterrâneos
Via Trólebus - Estruturas esquecidas mostram antigos projetos do metrô de São Paulo

2 comentários:

  1. Ao invés de já usar esses locais praticamente prontos acabando gastando bem mais e o nosso patrimônio publico vão tudo ficando pra trás..bom conhecer esse outro lado da história a maioria das pessoas nem sabe que existe... parabéns..bela postagem..

    ResponderExcluir

Sente-se e converse!