segunda-feira, 24 de agosto de 2020

As primeiras fotos de guerra (1846-1866)

Guerra da Crimeia, Roger Fenton, 1855
Guerra da Crimeia, 1855, Roger Fenton


 As primeiras fotografias no mundo foram realizadas no início do século XIX, sendo que a primeira tirada por Nicéphore Niépce registrada. Em 1839, Daguerre registra a primeira foto com uma pessoa após muito tempo de exposição e criando o daguerreótipo, que acaba sendo reconhecido pelo governo francês da época como domínio público e permitindo a todos a usar sem exigir royalities, incluindo melhorar a técnica. Não demorou para que seu uso fosse feito para o fotojornalismo e para registrar as guerras. Aqui, vamos focar nas primeiras guerras registradas por fotos, principalmente na metade do século XIX. Vou evitar colocar fotos de corpos, por mais que sejam fáceis de serem achadas (principalmente na Guerra Civil norte-americana), mas haverá exceções. As descrições da guerra foram tiradas da Wikipédia, já que o foco não é a guerra em si.


Guerra Mexicana-americana (1846 a 1848)

Guerra baseada no Destino Manifesto, o qual os Estados Unidos seriam "enviados pro Deus" e teriam a capacidade de ampliar as suas fronteiras. Eles objetivavam conquistar a Califórnia, México e Texas, o que de fato conseguiram.

A primeira fotografia registrada nesta guerra foi por um fotógrafo anônimo e mostra o general Woll entrando em Castillo, a imagem não é muito clara.

Unknown photographer, General Wool and staff in the Calle Real, Saltillo, Mexico, ca. 1847. Image courtesy of the Amon Carter Museum of American Art 




Da mesma guerra, com soldados estadounidenses alinhados em Saltillo




Guerra da Crimeia (1853-1856)

A Guerra da Crimeia foi um conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na península da Crimeia (no mar Negro), no sul da Rússia e nos Bálcãs. Envolveu, de um lado o Império Russo e, de outro, uma coligação integrada pelo Reino Unido, a França, o Reino da Sardenha - formando a Aliança Anglo-Franco-Sarda - e o Império Otomano (atual Turquia). Esta coligação, que contou ainda com o apoio do Império Austríaco, foi formada como reação às pretensões expansionistas da Rússia.

A Guerra da Crimeia foi a primeira a ter correspondentes de guerra a cobrindo, principalmente norte-americanos. A foto mais famosa da guerra foi de Roger Fenton, que depois estaria na guerra civil.
"The valley of the shadow of death", 1855, Crimean War photograph. Dirt road in ravine scattered with cannonballs. 27.6 × 34.9 cm (10 7/8 × 13 3/4 in.), salted paper print. Victoria and Albert Museum, London.


A imagem, tirada por Roger Fenton mostra várias bolas de canhão em uma rota na qual os soldados e pessoas comuns que precorriam. Há uma outra versão da imagem sem as balas de canhão, devido a isso, há a possibilidade da imagem ser montada.



Aftermath of an assault, Crimean War (1855)


Guerra de Secessão (1861-1865)

A Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão ou Guerra Civil dos Estados Unidos (ver os nomes atribuídos ao evento), foi uma guerra civil travada nos Estados Unidos de 1861 a 1865, entre o Norte (a União) e o Sul (os Confederados). A guerra civil começou principalmente como resultado da longa controvérsia sobre a escravização dos negros. O conflito eclodiu em abril de 1861, quando as forças separatistas atacaram o Fort Sumter, na Carolina do Sul, pouco depois de Abraham Lincoln ter tomado posse como Presidente dos Estados Unidos. Os legalistas da União no Norte, que também incluíam alguns estados geograficamente ocidentais e do sul, proclamaram apoio à Constituição. Enfrentaram os secessionistas dos Estados Confederados do Sul, que defendiam os direitos dos estados para manter a escravidão.

Muitos fotógrafos estiveram presentes na guerra como os já mencionados Mattew Brady e Alexander Gardner relatando não somente cenas de guerra, como o dia-a-dia dos soldados e da população
Antietam, Maryland. Allan Pinkerton, President Lincoln, and Major General John A. McClernand: Another View, 1862

Fort Sumter, reduced to a shapeless pile of rubble, photographed by Haas & Peale across an active front (Note the Confederate flag flying above the parapet), soon after the evacuations of batteries Greg and Wagner on Sept. 7, 1863


Outras fotos de guerra

Sikandar Bagh (India)

Interior of the Sikandar Bagh after the slaughter of 2,000 rebels by the 93rd Highlanders and 4th Punjab Regiment, Felice Beato, April 1858. Photo at the J Paul Getty Museum. Photo at the Brown University Library.

Esta foto provavelmente foi montada, no sentido de que os corpos já estavam enterrados há dois anos. Então, para a montagem da foto foi necessário desenterrá-los, foi importante na rebelião indiana no cerco de Lunknow (entre 30 de Maio a 27 de Novembro de 1857).

Segunda Guerra do Ópio

A Segunda Guerra do Ópio, Segunda Guerra Anglo-Chinesa, Segunda Guerra da China, Guerra do Arrow, ou a expedição anglo-francesa na China, foi uma guerra do Império Britânico e do Segundo Império Francês contra a dinastia Qing da China entre 1856-1860. Esta guerra pode ser vista como uma extensão da Primeira Guerra do Ópio, daí o nome que lhe foi atribuído.





Part 1 of panorama of North Taku Fort, Felice Beato, 1860



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sente-se e converse!