quinta-feira, 19 de abril de 2012

RMS Titanic: Os primeiros filmes sobre o navio

Esse ano o Titanic completa cem anos do seu naufrágio cujo lançamento se deu no dia 10 de Abril de 1912 saindo de Southampton (Inglaterra) e no caminho de Nova Iorque, ele acabou por ter o seu dia fatídico no dia 15 de Abril de 1912. O fato chamou a atenção de diversos meios da cultura popular principalmente por três motivos: O primeiro foi que ele era o maior transatlântico da época (tinha 2.223 passageiros) e segundo se deve ao baixo número de sobreviventes do navio (31,8% de sobreviventes, 60,5% da primeira classe, 23,8% da tripulação e 24,5% da terceira classe). Por fim, antes do navio ser lançado, havia muita propaganda em cima dele, justamente alertando sobre ele ser o maior e mais seguro navio do mundo. E, não demorou muito para virar tema de filme.





Saved from the Titanic (Salva do Titanic, 1912)
O primeiro filme feito sobre o naufrágio foi gravado 29 dias depois que ele ocorreu. O filme é estrelado por Dorothy Gibson, uma náufraga real do Titanic e também atriz. Ela inclusive usou durante a gravação roupas que ela tinha usado no dia que ela foi resgatada, para conferir autenticidade ao relato, ainda que aqueles que fizessem os pais dela eram pessoas fictícias. O filme foi um dos primeiros a ser lançados internacionalmente. e recebeu boas críticas pelos atores e más por ter aproveitado esse evento para promover o filme.
Infeliznmente, o filme é considerado perdido e não há nenhuma cópia salva dele, somente alguns frames e algumas fotos. (Existe um Saved of Titanic no Youtube, mas é uma compilação de imagens reais do navio).

In Nacht und Eis (Na Noite e no gelo, 1912)
Filme alemão com efeitos especiais considerados excelentes para época e que tenta trazer toda a agonia dos passageiros durante o afundamento do navio. A maioria das cenas foi gravada em estúdio, enquanto outras foram gravadas nas ruas de Hamburgo e também no transatlântico Kaiserin Auguste Victoria. O filme foi considerado perdido até 1998, quando foi redescoberto. O filme possui vários erros na história: Não houve explosões de caldeira, durante o afundamento, onde, como uma caldeira fá-lo no filme, o capitão não presenciou a colisão como ele estava em sua cabine no momento da colisão, a tripulação avista o iceberg com um binóculo, quando na realidade a tripulação no ninho de corvos não possuiam binóculos, no filme, o impacto joga os passageiros para a frente, na realidade, o impacto causado o navio a tremer ligeiramente e era pouco perceptível. Na vida real, o ninho os corvos se comunicava com a ponte, por telefone, mas no filme eles se comunicam por meio de gritos e para trás. No filme, o navio bate no iceberg do lado da porta, mas na realidade ele bateu no iceberg a estibordo. Veja um trecho curto do filme aqui (o que upou o vídeo proibiu o embed):
http://www.youtube.com/watch?v=sntH3u6l_ic

Atlantis (1913)
Primeiro filme de longa duração sobre o Titanic e produzido na Dinamarca. No filme não há iceberg, mas ele acaba batendo em algo invisível (sim, mesmo na época havia economia de efeitos especiais). O filme foca no doutor Friedrich von Kammacher, um sobrevivente (fictício) do naufrágio. O filme foi inspirado no romance Atlantis publicado um mês antes do naufrágio, mas cheio de coincidências com ele. Na Noruega o filme fol proibido por ser considerado de mal gosto pelas autoridades (e devido a uma rivalidade regional). O filme foi vendido para a Rússia também, com um final trágico, que fazia sucesso nesse país na época.


Outras partes:

Atlantic (1929)
O próximo filme sobre o Titanic só foi produzido 16 anos depois e com esse nome, Atlantic devido ao fato da empresa que fez o Titanic, a White Star Line, ainda detinha o direito do nome e proibia o uso dele em filmes e romances (dizia-se para não estragar o bom nome da marca). O primeiro nome do filme foi, de fato, Titanic. Ele também foi o primeiro filme sonoro feito sobre o Titanic e, para aproveitar isso, a banda toca a canção que ficou conhecida como a última tocada no navio ("Mais perto, meu Deus, a Ti", um hino cristão baseado em Gênesis 28, 11-19. Infelizmente, somente uma pessoa diz que ouviu essa música, outros sobreviventes rechaçam essa informação)
Veja o filme aqui:



Outros filmes feitos sobre o Titanic:
  • Titanic (1943) - Filme de propaganda nazista que coloca um herói alemão na história (!) e coloca os britânicos como vilões (!?)
  • Titanic (1953) - Primeira produção americana sobre o Titanic, cheio de erros históricos, mas um dos mais famosos filmes sobre o fato, chegando a inspirar James Cameron.
  • A Night to Remember (Uma Noite para Relembrar, 1958) - Docudrama britânico sobre o Titanic e considerado um dos mais acurados em precisão histórica. Ironicamente, ele aproveita cenas do filme alemão sobre o Titanic de 1943.
  • The Unsinkable Molly Brown (O inafundável Molly Brown, 1964) - Filme musical, inspirado em um musical da Broadway não tem o foco principal no Titanic, mas a protagonista tenta voltar para casa com ele, o qual a torna uma heroína no resgate.
  • S.O.S. Titanic (1979) - Filme feito para a TV focado em passageiros fictícios de 2ª classe do navio.
  • Raise the Titanic (Levantem o Titanic, 1980) - Baseado em um romance popular homônimo foi um filme que deu um enorme prejuízo. O plot central do filme é baseado em um grupo de americanos que não tinha nenhuma experiência em resgatar pequenos navios do fundo do mar são contratados para levantar o famoso transatlântico RMS Titanic do Atlântico Norte para obter um mineral raro que as forças armadas norte-americanas pode usar para um feixe de som que pode levar os mísseis que entram espaço aéreo dos EUA. A União Soviética também quer resgatar o navio porque elas alegam que possui o raro mineral. Sim, efeitos da guerra fria. Exibido no Brasil pelo SBT.
  • Time Bandits (Bandidos do Tempo, 1981) - Comédia no qual ao fazer uma viagem no tempo, os protagonistas param na Primeira Classe do Titanic... logo após a batida no Iceberg! Há outras viagens no tempo também, durante o filme.
  • Titanica (1995) - Documentário produzido no formato IMAX narrado por Leonard Nimoy (o Senhor Spock de Jornada nas Estrelas) com entrevistas de dois sobreviventes.
  • Titanic (1996) - Filme para a TV feito em duas partes estrelado por Catherine Zeta-Jones. Chegou a ganhar 1 Emmy. Exibido no Brasil pelo SBT.
  • No Greater Love (Sem amor maior, 1996) - Romance acalorado que não se passa dentro do Titanic, mas que começa dentro dele. A história se passa anos depois do afundamento.
  • Titanic (1997) - O mais famoso filme sobre o naufrágio com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. Em 2012, ganhou versão em 3D. No Brasil, foi exibido pela Globo, posteriormente pelo SBT e por fim, Record.
  • La Femme de chambre du Titanic ou The Chambermaid on the Titanic (A camareira do Titanic, 1997) - Coprodução França/Itália/Espanha que retrata uma camareira do Titanic que tem uma vida de solidão e encontra par com um propietário de fundição. Mas, tudo vai por água abaixo (literalmente).
  • The Legend of the Titanic (A Lenda do Titanic, 1999) - Conto de fadas animado produzido na Itália sobre o naufrágio no qual um rato conta para os netos a "história real" do Titanic. Mistura ratos falantes, golfinhos, tubarões, um polvo gigante e elementos de fantasia. Foi muito mal recebido pela crítica, mas foi bem na Itália, mesmo assim rendeu uam continuação (Tentacolino, Em Busca do Titanic, 2004).
  • Titanic: The Legend Goes On (Titanic, a Lenda Continua, 2001) - Outra animação italiana sobre o Titanic, é considerado o pior filme listado no IMDB.
  • Ghosts of the Abyss (Fantasmas do Abismo, 2003) - Documentário IMAX em 3D que foca no diretor de Titanic, James Cameron, buscando os restos do navio.
  • Titanic II (2010) - Filme bizarro sobre uma viagem em comemoração dos 100 anos do naufrágio do Titanic e para isso resolvem fazer uma viagem em sentido inverso (de Nova Iorque para Southampton) e o que acontece? Devido ao aquecimento global, o navio é afundado por dois tsunamis (!?), inclusive um que mata todos os passageiros do bote salva-vidas.
  • Titanic (2012) e Titanic: Blood and Steel (Titanic: Sangue e Aço, 2012) - Duass séries feitas para a TV feitas especialmente para comemorar o centenário do naufrágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sente-se e converse!